top of page

SILÊNCIO DOS OLHOS

Silêncio dos Olhos

Um convite à vertigem de Tikka Sobral

 

O que é a instalação Silêncio dos Olhos, de Tikka Sobral?

Um Círculo em torno do qual a artista convida o espectador a girar, em silêncio, por ela concebido como um profundo apelo ao mergulho de cada um - se recolhendo das visibilidades do mundo - no obscuro Mistério de sua subjetividade. Uma viagem ao interior de si mesmo.

Esse Círculo também é uma viagem ao exterior de si mesmo, em seu irresistível apelo a que cada um, durante seu giro, faça, simultaneamente, outra imersão: esta, ultrapassando a visibilidade do mundo e buscando, além do humano, o invisível Silêncio cósmico - esse Silêncio Superior que a todos nós, homens, nos cerca e nos contém.

Entre essas duas dimensões extremas postas face a face – que vão do micro ao macro, se situa o diálogo entre Homem e Natureza, que consiste na intervenção da artista, através de pincelas e arranhões, sobre imagens do mundo vegetal - mostrado em fotos realizadas e cedidas pelo cineasta Jorge Bodansky.

Resumindo: o Círculo de Tikka Sobral é um sedutor centro de múltiplas dimensões a serem vivenciadas, objetiva e subjetivamente, através de mais uma manifestação da riqueza inventiva que resulta da intervenção da mão humana sobre a matéria prima que o mundo natural lhe oferece. Parceria criativa de Homem e Natureza que, ao mesmo tempo, faz a intermediação entre nosso mundo interior e nosso mundo exterior – reduzindo as distâncias, ampliando nosso Conhecimento da vida e nosso Autoconhecimento.

Impossível fazer com palavras mais do que um tosco esboço da instalação Silêncio dos Olhos, de Tikka Sobral, cuja exigência básica não se permite apenas ser dita ou vista, e sim: ser vivenciada.

 

Faça essa experiência, através do silêncio dos seus olhos.

 

Gire.

 

Aceite o convite do Círculo de Tikka Sobral;

 

Pedra lançada no Lago da Existência, que ativa outros círculos - excêntricos, a partir do humano em demanda do mundo – concêntricos, partir do mundo vindo a nós.

 

Vicente Franz Cecim

Escritor brasileiro

bottom of page